Olimpíadas 2016 Rio de Janeiro



Quadro de medalhas
País
1
Estados Unidos
16121644
2
China
13101437
3
Grã-Bretanha
78621
4
Japão
731424
5
Coreia do Sul
63413
22
Brasil
1124

Feliz Dia dos Pais


2º Trabalho Desenvolvimento de Cardboard Construções de embarcações de Cardboard



Construções de embarcações utilizando materiais recicláveis

1º Trabalho em Grupo Desenvolvimento de aula

Solicitação de trabalhos

Trabalho em grupo: 5 pessoas
Desenvolvimento de um plano de aula Extra Curricular para crianças de  7 a 12 anos de esportes radicais 
Esportes:
Orientação de Bussola
·         Escalada
·         Rapel
·         Skate
·         Patins
·         Bike
·         Surf
·         Mergulho
·         Canoagem
·         Remo

Conteúdo obrigatório:
A duração da aula de uma hora, onde é obrigatório ter aquecimento dinâmico, alongamento especifico da modalidade escolhida, discriminação dos materiais a serem utilizados em aula, metodologias multidisciplinares vinculando matérias de sala de aula com a pratica esportiva escolhida.

Escola particular: XXXX

Objetivo da aula:

Objetivo Especifico:


Planejamento de Riscos possíveis: 

Aula de Esportes Radicais Faculdade Mario Schenberg professor Jonas Alfredo

Plano de Ensino
2º Semestre  -  2016
Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA                       Semestre: 6      Turno: NOTURNO
Disciplina:  Esportes radicais, de aventura e de ação
C/H Semanal Teórica e Prática:  4 C/H Semestral Teórica e Prática: 40
Profº Responsável: Prof. Me. Jonas Alfredo da Silva Santos  CREF:066032-G/SP

EMENTA: Oferecer aos alunos repertórios diferenciados para atuarem com modalidades como Atividades Urbanas Skate, Parkour, Escalada, Patins, Bike, ou de Aventuras na Natureza como Montanhismo, Surf, Mergulho, Corridas de Aventuras, Perigo e Risco, Desafio e medo nos enfrentamentos.
.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aspectos Pedagógicos:

  • História dos Esportes Radicais e Atividades de Aventura
  • Modalidades de terra, água e ar
  • Segurança nas atividades de aventura
  • Pedagogia da aventura
  • Desenvolvimento de aulas de atividades de Ação e Aventura
  • Desenvolvimento de eventos de esportes de Ação e Aventura
  • Atividades com cordas
  • Atividades com rodas
  • Atividades aquáticas
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade


Prática como componente curricular:
Formação de grupos para elaboração e a aplicação de aulas práticas de cada fundamento básico para séries do ensino fundamental.

Aprofundamento:
- Organização e aplicação dos conceitos de atividades de aventura.

Prática como componente curricular: Formação de grupos para elaboração e aplicação de atividades dirigidas voltadas a um programa de educação física escolar.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS A PARTIR DO CONTEÚDO MINISTRADO:
·         Estabelecer conceitos de Atividades de Aventura, radicais e de ação.
·         Compreender as diferenças entre as modalidades de atividades de aventura e a segurança para uma prática segura.
·         Analisar as atividades de aventura e sua relação com a escola.
·         Estabelecer vínculos entre as atividades apresentadas e o cotidiano nas comunidades.
·         Elaborar planos de aulas com atividades alternativas na Educação Física Escolar.
·         Elaborar programas ambientalmente corretos e sustentáveis através das atividades de aventura.
·         Organizar e aplicar os conteúdos de atividades de aventura a um programa de Educação Física escolar;
·         Estabelecer vínculos do conteúdo das atividades de aventura com as demais disciplinas escolares de maneira interdisciplinar;

METODOLOGIA APLICADA:
  • Aulas expositivas – dialogadas;
  • Leitura e Interpretação de textos;
  • Atividades e discussões individuais e em grupo;
  • Pesquisa nos locais de prática.
  • Aulas Práticas.
  • Recursos: Data show, Computador, Quadra, sala de ginástica.


PROCESSO DE AVALIAÇÃO:
  • Avaliação continuada;
  • Pesquisa bibliográfica e em duplas sobre uma modalidade
  • Apresentação de Seminário
  • Construção de portifólio de atividades de aventura na escola
  • Apresentação de plano de aula de atividades de aventura

Bibliografia Básica:
  • ARMBRUST,I;PEREIRA W.D. Pedagogia da Aventura. Fontoura, (2010)
  • LE BRETON, D. Condutas de risco: dos jogos de morte ao jogo de viver. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Campinas: Autores Associados, (2009)
  • UVINHA, R.R. Juventude, lazer e esportes radicais. São Paulo: Manole. (2001)

Bibliografia Complementar:
  • ARMBRUST, I. (2007). Os esportes de aventura na universidade. Revista Brasileira de Ciências do Movimento, v15, n4, p129
  • ARMBRUST, I.;LAURO, F. A. A. (2010). O skate e suas possibilidades educacionais. Motriz : Revista de Educação Física, v. 3, p. 799-807
  • AURICCHIO, J.R. (2012). Técnicas Verticais: Conceituação, utilizações e segurança; in SCHWARTZ, G. M. et All. Tecnologias e Atividades de Aventura. São Paulo: Lexia
  • AURICCHIO, J. R. Escalada na Educação Física Escolar: Orientação adequada para a prática segura. Revista Digital EF Deportes, Buenos Aires,Dezembro 2009
  • AURICCHIO, J R. MARCELLINO, N C. Atividades de Aventura como jogo, na escola. Anais do 23° ENAREL 2011.

Sites de interesse:
http://www.webventure.com.br

Cotia, 01 de Agosto de 2015    

Cronograma de Aulas 

Aula
T  /  P
Data
Conteúdo   /  Atividades
1.      
T/P
05/08
Apresentação do professor e do programa- formas de trabalho, critérios e formas de avaliação, objetivos e conteúdo a ser desenvolvido.
2.      
T/P
12/08
História dos esportes radicais e atividades de aventura( Teórica)
Segurança nas atividades de aventura (Teórico)
3.      
T/P
19/08
Divisão das duplas e sorteio dos temas da pesquisa e seminário. (Teórica)
Parkour e Slack line (Prática)
4.      
T/P
26/08
Pedagogia da aventura (introdução e planejamento para as aulas de educação física escolar) (Teórico/Prática)
5.      
T/P
02/09
SEMANA ACADEMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
6.      
T/P
09/09
Apresentação de Seminário
7.      
T/P
16/09
Apresentação de Seminário
8.      
T/P
23/09
Atividades com rodas (skate, patins, waveboard, carveboard, carrinho de rolimã e bicicleta). (Teórico/Prática)
9.      
T/P
30/09
Atividades com cordas (rapel, escalada, arvorismo, tirolesa). (Teórico/Prática)
10.   
T/P
07/10
Meio Ambiente e Sustentabilidade (Teórica) Texto Mirleide Bahia
11.   
T/P
14/10
Enduro a pé / Corrida de Aventura (Teórico/Prática)
12.   
T/P
21/10
Atividade de Aventura Adaptada
13.   
T/P
28/10
Atividades aquáticas ( surf, stand up paddle, mergulho). (Teórico/Prática)
14.   
T/P
04/11
Jogos com atividades de aventura para o ambiente escolar (Teórico/prática)
15.   
T/P
11/11
Apresentação dos planos de aula
16.   
T/P
18/11
Apresentação dos planos de aula
17.   
T/P
25/11
Apresentação dos planos de aula
18.   
T/P
02/12
Avaliação Oficial
19.   
T/P
09/12
Provas Substitutivas, vistas de provas e plantão de dúvidas
20.   
T/P
16/12
EXAMES OFICAIS
ATIVIDADES ACADÊMICAS E COMPLEMENTARES
  • SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Dia 26 de Setembro 08hs ás 10hs – Palestra e oficina com o tema: Hi Line /Slack line.
Assinatura do(a) Professor(a): _______________________________________________


Assinatura do(a)  Coordenador(a): ____________________________________________

Parceiro

Parceiro

Parceiro

Parceiro

Convenio

Convenio