Plano de Ensino
2º Semestre - 2016
Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA Semestre: 6 Turno: NOTURNO
Disciplina: Esportes
radicais, de aventura e de ação
C/H
Semanal Teórica e Prática: 4 C/H
Semestral Teórica e Prática: 40
Profº
Responsável: Prof. Me.
Jonas Alfredo da Silva Santos
CREF:066032-G/SP
EMENTA: Oferecer
aos alunos repertórios diferenciados para atuarem com modalidades como
Atividades Urbanas Skate, Parkour, Escalada, Patins, Bike, ou de Aventuras na
Natureza como Montanhismo, Surf, Mergulho, Corridas de Aventuras, Perigo e
Risco, Desafio e medo nos enfrentamentos.
.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Aspectos Pedagógicos:
- História
dos Esportes Radicais e Atividades de Aventura
- Modalidades
de terra, água e ar
- Segurança
nas atividades de aventura
- Pedagogia
da aventura
- Desenvolvimento
de aulas de atividades de Ação e Aventura
- Desenvolvimento
de eventos de esportes de Ação e Aventura
- Atividades
com cordas
- Atividades
com rodas
- Atividades
aquáticas
- Meio
Ambiente e Sustentabilidade
Prática como componente
curricular:
Formação
de grupos para elaboração e a aplicação de aulas práticas de cada fundamento
básico para séries do ensino fundamental.
Aprofundamento:
-
Organização e aplicação dos conceitos de atividades de aventura.
Prática
como componente curricular: Formação
de grupos para elaboração e aplicação de atividades dirigidas voltadas a um
programa de educação física escolar.
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS A PARTIR DO CONTEÚDO MINISTRADO:
·
Estabelecer conceitos de Atividades de Aventura,
radicais e de ação.
·
Compreender as diferenças entre as modalidades
de atividades de aventura e a segurança para uma prática segura.
·
Analisar as atividades de aventura e sua
relação com a escola.
·
Estabelecer vínculos entre as atividades
apresentadas e o cotidiano nas comunidades.
·
Elaborar planos de aulas com atividades
alternativas na Educação Física Escolar.
·
Elaborar programas ambientalmente corretos e
sustentáveis através das atividades de aventura.
·
Organizar e aplicar os conteúdos de atividades
de aventura a um programa de Educação Física escolar;
·
Estabelecer vínculos do conteúdo das
atividades de aventura com as demais disciplinas escolares de maneira
interdisciplinar;
METODOLOGIA
APLICADA:
- Aulas
expositivas – dialogadas;
- Leitura
e Interpretação de textos;
- Atividades
e discussões individuais e em grupo;
- Pesquisa
nos locais de prática.
- Aulas
Práticas.
- Recursos:
Data show, Computador, Quadra, sala de ginástica.
PROCESSO
DE AVALIAÇÃO:
- Avaliação continuada;
- Pesquisa bibliográfica e em
duplas sobre uma modalidade
- Apresentação de Seminário
- Construção de portifólio de
atividades de aventura na escola
- Apresentação de plano de aula de
atividades de aventura
Bibliografia Básica:
- ARMBRUST,I;PEREIRA W.D. Pedagogia da Aventura. Fontoura, (2010)
- LE BRETON, D. Condutas
de risco: dos jogos de morte ao jogo de viver. Trad. Lólio Lourenço de
Oliveira. Campinas: Autores Associados, (2009)
- UVINHA, R.R. Juventude, lazer e esportes
radicais. São Paulo: Manole. (2001)
Bibliografia
Complementar:
- ARMBRUST, I. (2007). Os esportes
de aventura na universidade.
Revista Brasileira de Ciências do Movimento, v15, n4, p129
- ARMBRUST,
I.;LAURO, F. A. A. (2010). O
skate e suas possibilidades educacionais. Motriz : Revista de Educação Física, v. 3, p. 799-807
- AURICCHIO, J.R.
(2012). Técnicas Verticais: Conceituação, utilizações e segurança; in
SCHWARTZ, G. M. et All. Tecnologias
e Atividades de Aventura. São Paulo: Lexia
- AURICCHIO,
J. R. Escalada na Educação Física Escolar: Orientação adequada para a
prática segura. Revista Digital EF Deportes, Buenos Aires,Dezembro
2009
- AURICCHIO,
J R. MARCELLINO, N C. Atividades de Aventura como jogo, na escola. Anais
do 23° ENAREL 2011.
Sites
de interesse:
http://www.webventure.com.br
Cotia, 01 de Agosto de 2015
Cronograma de Aulas
Aula
|
T / P
|
Data
|
Conteúdo /
Atividades
|
1.
|
T/P
|
05/08
|
Apresentação do professor e do programa- formas de
trabalho, critérios e formas de avaliação, objetivos e conteúdo a ser
desenvolvido.
|
2.
|
T/P
|
12/08
|
História dos esportes radicais e atividades
de aventura( Teórica)
Segurança nas atividades de aventura
(Teórico)
|
3.
|
T/P
|
19/08
|
Divisão das duplas e sorteio dos temas da
pesquisa e seminário. (Teórica)
Parkour e Slack line (Prática)
|
4.
|
T/P
|
26/08
|
Pedagogia da aventura (introdução e
planejamento para as aulas de educação física escolar) (Teórico/Prática)
|
5.
|
T/P
|
02/09
|
SEMANA ACADEMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
|
6.
|
T/P
|
09/09
|
Apresentação de Seminário
|
7.
|
T/P
|
16/09
|
Apresentação de Seminário
|
8.
|
T/P
|
23/09
|
Atividades com
rodas (skate, patins, waveboard, carveboard, carrinho de rolimã e bicicleta).
(Teórico/Prática)
|
9.
|
T/P
|
30/09
|
Atividades com
cordas (rapel, escalada, arvorismo, tirolesa). (Teórico/Prática)
|
10.
|
T/P
|
07/10
|
Meio Ambiente e
Sustentabilidade (Teórica) Texto Mirleide Bahia
|
11.
|
T/P
|
14/10
|
Enduro a pé / Corrida de Aventura (Teórico/Prática)
|
12.
|
T/P
|
21/10
|
Atividade de Aventura Adaptada
|
13.
|
T/P
|
28/10
|
Atividades
aquáticas ( surf, stand up paddle, mergulho). (Teórico/Prática)
|
14.
|
T/P
|
04/11
|
Jogos com atividades de aventura para o
ambiente escolar (Teórico/prática)
|
15.
|
T/P
|
11/11
|
Apresentação dos planos de aula
|
16.
|
T/P
|
18/11
|
Apresentação dos planos de aula
|
17.
|
T/P
|
25/11
|
Apresentação dos planos de aula
|
18.
|
T/P
|
02/12
|
Avaliação Oficial
|
19.
|
T/P
|
09/12
|
Provas Substitutivas, vistas de provas e
plantão de dúvidas
|
20.
|
T/P
|
16/12
|
EXAMES OFICAIS
|
ATIVIDADES
ACADÊMICAS E COMPLEMENTARES
- SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO
FÍSICA
- Dia 26 de Setembro 08hs ás 10hs –
Palestra e oficina com o tema: Hi Line /Slack line.
Assinatura do(a) Professor(a):
_______________________________________________
Assinatura do(a) Coordenador(a): ____________________________________________