Retorno do CREF SP a nota a realidade da Educação Física.

Retorno do CREF SP a nota a realidade da Educação Física.

Prezado Senhor, Jonas Alfredo

Em resposta à mensagem eletrônica enviada por V.Sª., informamos que o Conselho Federal de Educação Física e seus Regionais formam, em seu conjunto, uma autarquia federal sem fins lucrativos, de interesse público, com poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos Profissionais de Educação Física e das pessoas jurídicas, cuja finalidade básica seja a prestação de serviços nas áreas de atividades físicas, desportivas e similares.

Assim sendo, assuntos de ordem especificamente trabalhistas fogem da alçada legal e ingerência deste Conselho Profissional, razão pela qual devem ser conduzidos através dos sindicatos próprios, cuja função, dentre outras, é mediação da relação trabalhista e fixação de piso salarial. Informado anteriormente, os conselhos tem a função de fiscalizar, orientar e disciplinar legal, técnica e eticamente o exercício profissional. Os Conselhos atuam em defesa da sociedade e fornecem a habilitação profissional.

Ressaltamos que a anuidade é utilizada para custear os gastos do Conselho e não gerar lucros como também mencionado em mensagem anterior.

Resposta a nota acima:
Bom Dia! Gostaria de agradecer pelo retorno rápido de resposta e entendo e respeito sua colocação perante a unidade do conselho , peço desculpa pela minha ignorância porem ainda não consigo entender a real função do CREF e CONFEF já que no estatuto e Lei Federal nº.9696 de 01 de Setembro de 1998 publicada em ata de diário oficial no dia 02 de setembro, seção II DA FINALIDADE DOS CREFs  Art.6º  parágrafo de I a X

“SEÇÃO II 
DA FINALIDADE DOS CREFs
Art. 6º - Os CREFs têm por finalidade promover os deveres e defender os direitos dos Profissionais de Educação Física e das pessoas jurídicas que neles estejam registrados, e: 

I – 
exercer função normativa dentro de suas atribuições; 
II – defender a sociedade, zelando pela qualidade dos serviços profissionais oferecidos; 
III - cumprir e fazer cumprir as disposições da Lei Federal nº. 9.696, de 01 de setembro de 1998, das Resoluções e demais normas baixadas pelo CONFEF; 
IV – baixar atos necessários à execução das deliberações e Resoluções do CONFEF; 
V – zelar pela qualidade dos serviços profissionais oferecidos à sociedade; 
VI - fiscalizar o exercício profissional em sua área de abrangência, adotando providências indispensáveis à realização dos objetivos institucionais;
 
VII – estimular a exação no exercício profissional, zelando pelo prestígio e bom nome dos que o exercem; 
VIII - estimular, apoiar e promover o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de Profissionais de Educação Física registrados em sua área de abrangência; 
IX - deliberar sobre as pessoas jurídicas prestadoras de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares; 
X – promover o cumprimento dos deveres da categoria profissional de Educação Física que nele estejam registrados; 
XI – elaborar, fomentar e divulgar publicações de interesse da Profissão e dos Profissionais de Educação Física.
Sendo assim acredito que os direitos do Profissional de Educação Física e sociedade deveriam ser respeitados e protegidos pela instituição responsável, a partir do momento que há uma denuncia institucional, da mesma forma que a Fiscalização realizada nas instituição devem prezar por estes direitos e funções contidas na Lei Federal de nº.9696. Pois prezar pelo Profissional de Educação Física e sociedade é um direito que temos e um dever do CREF; Ou seja qualidade e condições de trabalho do educador devem ser levadas em consideração nas fiscalizações (no qual não há controle de higiene, qualidade de vida, LER, tempo de exposição de professores na água, tipo de tratamento da água entre outros), pois tudo isso prejudica a vida e saúde do Educador Físico. (Exemplo: As imagens enviadas em anexo: se disser que não prejudica a qualidade de vida e saúde da sociedade e dos profissionais é algo absurdo pois são registros fotográficos, com laudo químico de especialistas em tratamento no qual afirmam que a água é imprópria para utilização de qualquer espécie).
Somadas a Isso as questões financeiras descritas no primeiro e-mail também condiz a desvalorização de nossa categoria no qual cabe no contexto anexo acima em vermelho o conselho rever a questão e tomar parte perante aos sindicatos para melhorias salariais e qualidade de vida selando pela saúde de seus Profissionais.
Por uma vez que o controle de registro profissional seja feita por meio de pagamentos anuais desde que o profissional seja formado, não zela pela qualidade de serviços prestados já que não há nenhuma avaliação para se retirar o registro profissional (justificando a imensa quantidade de péssimos profissionais no mercado, que desvaloriza ainda mais o mercado profissional).
Estou encaminhando ao ministério da Educação, Ministério do Trabalho uma declaração e solicitação com 185.842 assinaturas de profissionais de educação física solicitando melhorias, e acredito que se lançarmos uma campanha teremos o aumento significativo deste numero.


Mais entendo sua colocação e a respeito apesar de não concordar! Muito obrigado pela atenção e pelo retorno, peço desculpas se lhe enviei algo que fuja do decoro pois minha intenção é apenas defender a minha profissão e os demais colegas.


(Sem resposta até o momento 90 dias depois)


Opinião própria: Ou seja a função do CREF é notificar e pontuar educadores, porem no que precisamos dele não existe nenhum tipo de retorno a não ser uma agenda anualmente.



Curso de escalada


Livro de esportes de Aventura para professores

Este livro tem objetivo didáticos porem são tem utilidades apenas para fins didáticos, quem curte esportes de aventura e esta afim de se aprofundar mais em sua modalidade ou esta afim de aprender outras modalidades está é uma grande dica!

Aula Para autistas


Professores: Não tenha medo do diferente pois você é a grande diferença na vida deles!



Com a elaboração deste trabalho, pretendeu-se obter indicadores de execução em alunos autistas, através da prática das técnicas alternadas do nado. Para tal foi implementado um 
plano de intervenção específico de natação, composto por quatro mesociclos. Afirmamos quatro pressupostos: O processo de aprendizagem da natação traduz-se numa disciplina passível de ser ensinada e assimilada por indivíduos com autismo; A nataçãoajuda a aprender a respirar, desenvolver o respeito pelos limites, desenvolvimento da lateralidade e coordenação de movimento conjunto de grupos musculares, mas também é um agente facilitador no processo de socialização na criança autista; As crianças autistas são capazes de executar acções motoras intencionais estabelecendo a propulsão na água, através das técnicas alternadas da natação, provocando o nado; O efeito na melhoria do humor e na motivação em autistas é altamente significativo, na disciplina de natação, pelo ambiente facilitador e harmonioso que oferece. A amostra foi constituída por nove crianças autistas de sexo masculino. sendo pertenciam à área geográfica de São Paulo. Os dados foram obtidos em ambiente real de ensino, através de seis momentos de observação directa onde foram preenchidas as folhas de observação (diagnostica; final de cada mesociclo e final do macrociclo) com o intuito de melhor acompanhar a evolução do processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados e conclusões encontradas, resultaram da apreciação das percentagens do sucesso dos conteúdos. Podemos constatar que as crianças Autistas realizam aprendizagem.

Em estudos realizados por mim anteriormente, e reforçada através de pesquisa bibliográfica e acompanhamento médico pediátrico e neuro, as fazes de desenvolvimento cognitivo e motor devem ser respeitadas e estimuladas gradativamente de acordo com cada individuo.

Aluno em questão:
Foram realizadas 04 aulas inicialmente para adaptação ao ambiente acadêmico.
1ª Aula entrada na academia e observação;
  Resultados: O mesmo se sentiu ameaçado e desconfortável se mantendo no ambiente por cerca de 15 minutos, não indo até o ambiente aquático.
Feedback: conversa com o mesmo.

2ª Aula: Ir até o ambiente Aquatico
Resultado: O mesmo desceu até o ambiente aquático, porem se sentiu ainda mais ameaçado e desconfortável no qual o ambiente o assustou um pouco.
Feedbak: Jogos e brincadeiras lúdicas
Neste segundo encontro o mesmo permaneceu na academia por pouco mais de 30 minutos.

3ª Aula: Adentrar parcialmente no meio liquido
Resultado: O mesmo chegou até o ambiente aquático, levou cerca de 28 minutos para colocar os pés dentro da água com instimulos dos pais e professor no qual ficamos brincando durante mais 20 minutos até que o mesmo se acostuma-se com o ambiente.

4ª Aula: Adentrar completamente no meio liquido  
Resultado: O mesmo se demonstrou resistente aos estímulos iniciais de medo e desconforto, porem com estímulos positivos dos pais e professor o mesmo entro completamente na água abraçado com o professor no qual realizamos diversas brincadeiras e demonstramos que o mesmo tem total autonomia sobre seu corpo.

5ª Aula: Objetivo gerar autonomia.

Realizamos diversos estímulos para que o mesmo consegui-se se deslocar com os pés no chão sem o auxilio do professor.
Sucesso total. 

Realidade do Educador Físico no Brasil


A realidade da Educação Física no Brasil

Infelizmente a educação Física no Brasil se tornou algo banal e dispensável, visto como entretenimento, lazer, opcional, e horário de brincadeira; Onde não é levada a sério por órgãos responsáveis que deveriam ter como principal objetivo valorizar a educação física e seus colaboradores.
Resultando em situações como:
Morte de crianças por afogamento em academias
Crescimento da obesidade infantil
Aumento dos casos de morte por problemas cardíacos e hipertenção

Considero a principal culpa destes fatos acima e muitos outros, dos órgãos como CREF e sindicatos pois não valoriza a profissão como realmente deveria, onde um professor tem que ter dois ou três empregos para conseguir tem um salário razoável para sobreviver, pois atualmente o piso salarial da categoria é um dos mais baixos entre todas as profissões encontradas no Brasil.
 No Brasil o índice de academias cresce significativamente todos os meses, a procura por pessoas acima de 25 anos a academia quadruplicou nos ultimo ano, juntamente com estes dados o percentual de personais treiner também.
Este crescimento deve-se a falta de regulamentação e fiscalização de academias, falta de gerenciamento administrativo das mesmas, e principalmente pela carência de atividade e recursos de saúde no País.
Sei que estão cientes de todos estes dados, mas:
Ao mesmo tempo que cresce o numero de academias e de procura, crescem também o numero de crianças obesas e com sobrepeso pelo fato da educação física não ser mais uma matéria obrigatória e nem importante no currículo escolar, o índice de lesões em academias por execução de treinos errados também cresce absurdamente, mortes, afogamento, micose, e prejuízos funcionais por crianças em piscinas também crescem nestes últimos anos.  (Tudo por conta de falta de representatividade dos órgãos responsáveis).
Eu vejo na morte do pequenino aluno após a aula de natação como responsabilidade dos órgãos como CREF, CONFEF, Sindicatos  e outros, pois isso ocorreu devido a uma desvalorização do profissional de educação física que necessita ter de três a quatro empregos para obter um salário digno,  e as fiscalizações realizadas em ambientes de trabalho visa apenas buscar estagiários e irregularidades profissionais, nunca vi uma fiscalização que busque irregularidades trabalhistas que busque melhorar a vida do educadores,  nunca vi uma  padronização salarial digna de uma professor onde hoje o piso salarial da hora aula de educador físico é 22% menor do que a de uma pessoa responsável por limpeza, ou outros cargos que não exige nenhuma escolaridade.
Exemplos:
Academias:Quantos professores de academia existe com registro de carteira assinada? Menos de 3%.
 Acredito não ser justo que o professor de natação recebe a mesma quantia hora aula que o professor de musculação onde ambos recebem muito menos que um professor de ginástica.
(Se uma aula de hidro ginástica é tão intensa quanto uma aula de ginástica, sendo o desgaste físico e psicológico dos educadores equivalentes, sendo que na piscina existe os agravantes dos riscos afogamento, fobias e quer que lidar com um publico de 3ª idade.) porque o piso salarial da aula de ginástica é R$:15,00 hora aula e de hidro R$:4,50.
Um professor de natação passa em média 6h horas á 10 horas diárias na água, independente da temperatura, qualidade de tratamento, ou higiene do ambiente, correndo risco de ter micose, problemas respiratório devido o contato com o cloro, entre outros agravantes e mesmo assim recebe o mesmo salário de um professor de musculação.

 Enfim esta desvalorização salarial, profissional me desmotiva a ser um educador físico e me leva a pensar que não sou representado pelos órgão responsáveis por mim. 
Me sinto abandonado por vocês.

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