Natação para Autistas Academia B Fit


Aula da Natação Adaptada

A Aula de natação adaptada requer uma dedicação extra do professor no qual o tempo de aprendizado e a forma que se ensina podem variar de acordo com o individuo a aprender a atividade.

Primeiramente o que é Autismo?

Existem diversos tipos e graus de autismo.
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), do inglês pervasive developmental disorder (PDD). Entretanto, neste contexto, a tradução correta de "pervasive" é "abrangente" ou "global", e não "penetrante" ou "invasivo". Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.1
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há a possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.2
Certos adultos com autismo são capazes de ter sucesso na carreira profissional. Porém, os problemas de comunicação e socialização causam, frequentemente, dificuldades em muitas áreas da vida. Adultos com autismo continuarão a precisar de encorajamento e apoio moral na sua luta para uma vida independente. Pais de autistas devem procurar programas para jovens adultos autistas bem antes dos seus filhos terminarem a escola. [Dica]: Caso conheça outros pais de adultos com autismo, pergunte sobre os serviços disponíveis.
O autismo afeta, em média, uma em cada 88 crianças nascidas nos Estados Unidos, segundo o CDC (sigla em inglês para Centro de Controlo e Prevenção de Doenças), do governo daquele país, com números de 2008, divulgados em março de 2012.3 -- no Brasil, porém, ainda não há estatísticas a respeito do TEA4 . Em 2010, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, a ONUdeclarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.5 6 O aumento dos números de prevalência de autismo levanta uma discussão importante sobre haver ou não uma epidemia da síndrome no planeta, ainda em discussão pela comunidade científica7 . No Brasil, foi realizado o primeiro estudo de epidemiologia de autismo da América Latina8 9 , publicado em fevereiro de 2011—com dados de 2010 --, liderado pelo psiquiatra da infância Marcos Tomanik Mercadante (1960-2011), num projeto-piloto com amostragem na cidadepaulista de Atibaia10 , aferiu a prevalência de um caso de autismo para cada 368 crianças de 7 a 12 anos8 9 . Outros estudos estão em andamento no Brasil.
Um dos mitos comuns sobre o autismo é de que pessoas autistas vivem em seu mundo próprio, interagindo com o ambiente que criam;isto não é verdade11 . Se, por exemplo, uma criança autista fica isolada em seu canto observando as outras crianças brincarem, não é porque ela necessariamente está desinteressada nessas brincadeiras ou porque vive em seu mundo. Pode ser que essa criança simplesmente tenha dificuldade de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa, muitos cientistas atribuem esta dificuldade à Cegueira Mental12 , uma compreensão decorrente dos estudos sobre a Teoria da Mente.
Outro mito comum é de que quando se fala em uma pessoa autista geralmente se pensa em uma pessoa retardada ou que sabe poucas palavras (ou até mesmo que não sabe alguma). Problemas na inteligência geral ou no desenvolvimento de linguagem, em alguns casos, pode realmente estar presente, mas como dito acima nem todos são assim. Às vezes é difícil definir se uma pessoa tem um déficit intelectivo se ela nunca teve oportunidades de interagir com outras pessoas ou com o ambiente. Na verdade, alguns indivíduos com autismo possuem inteligência acima da média.
A ciência, pela primeira vez falou em cura do autismo em novembro de 2010, com a descoberta de um grupo de cientistas nos EUA, liderado pelo pesquisador brasileiro Alysson Muotri, na Universidade da Califórnia, que conseguiu "curar" um neurônio "autista" em laboratório. O estudo, que baseou-se na Síndrome de Rett (um tipo de autismo com maior comprometimento e com comprovada causa genética)13 , foi coordenado por mais dois brasileiros, Cassiano Carromeu e Carol Marchetto e foi publicado na revista científicaCell.14 15


Natação para autistas:

Transferindo este conhecimento para a natação, entendemos que é necessário realizar uma pré avaliação motora e cognitiva no individuo em questão, desenvolvendo protocolos que o classifique, assim podendo desenvolver um cronograma com objetivos que curto, médio e longo prazo.
O tempo de aprendizado varia com os estímulos realizados dentro e fora da natação, no qual é necessário muita dedicação e determinação do professor.
As metodologias de ensino aplicadas podem ser as tradicionais ou especificas como a MGB, porem adaptadas em alguns momentos e com um outro tempo de avaliação.

Exemplo de cronograma didático:
O exemplo a ser citado a baixo fora desenvolvido sob observação e cronograma desenvolvido para o Aluno Matheus Tomal da academia B Fit, Moema São Paulo, “o aluno em questão é do sexo Masculino, idade de 09 anos, sobre peso”.

I fase:
Ante passos: Entrevista com os pais. (feedback sobre o aluno).

1º Passo Identificação do Individuo:

Avaliação motora e cognitiva:
Após avaliação motora e cognitiva, inicia-se o processo de adaptação ao ambiente “no caso a academia”.
Entrar na academia: E ficar brincando dentro do ambiente da academia por pelo menos 30 minutos.
Posteriormente: ir ao ambiente aquático e ficar brincando no ambiente aquático por pelo menos 40 minutos
Colocar os pés na água e ficar brincando com os pés na água por 30 minutos
Entrar na água com a família, e amigos para brincar
Entrar na água com o professor
Brincar com o professor
Caminhar na água
Brincar sozinho na água sem auxilio do professor
Ter autonomia básica no ambiente liquido
Realizar atividades simples por meio de comando de voz do professor.
Encerramento da primeira fase.


Anderson Silva Volta em 2015 com tudo


Anderson Silva Volta a treinar pesado e promete recuperar o cinturarão em 2015. 

Veja o link abaixo

http://www.ufc.com.br/media/anderson-silva-rio-treina-2014

Vem aprender!!

Este é o Blog que busca conhecimento!!???

Vim aprender com vocês!!!!


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