Plano de Ensino
2º Semestre - 2016
Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA___________
Semestre: __6____
Turno: _NOTURNO
Disciplina: Atividades
Circenses
C/H
Semanal Teórica e Prática: 4 C/H
Semestral Teórica e Prática: 40
Profº
Responsável: Prof. Jonas
Alfredo da Silva Santos
EMENTA: Estudo das atividades circenses e sua
história. Atualidades, solo, malabarismo e aéreo, pedagogia das atividades
circenses e sua aplicação nas aulas de educação física escolar. Conhecimento do
circo enquanto cultura. Classificação do circo tradicional, moderno e
contemporâneo. Palhaço e Clow e sua atuação nos mais diversos ambientes.
Atividades circenses inclusivas com manipulação e equilíbrio. Estudo e
aplicação das atividades circenses nos diferentes âmbitos (educativo,
recreativo, social, artístico).
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
Aspectos Pedagógicos:
- História
do circo e das atividades circenses
- Atividades
circenses acrobáticas
- Atividades
circenses de manipulação de objetos
- Atividades
circenses aéreas
- Atividades
circenses de equilíbrio
- Atividades
circenses de palhaço e interpretação
- Segurança
das atividades circenses
Prática como componente
curricular:
Formação
de grupos para elaboração e a aplicação de aulas práticas de cada fundamento
básico para séries do ensino fundamental.
Aprofundamento:
-
Organização e aplicação dos conceitos de atividades circenses.
Prática
como componente curricular: Formação
de grupos para elaboração e aplicação de atividades dirigidas voltadas a um
programa de educação física escolar.
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS A PARTIR DO CONTEÚDO MINISTRADO:
- Apresentar os fundamentos para o
desenvolvimento das atividades circenses como conteúdo da educação física
escolar;
- Discutir o processo
sócio-histórico do circo e sua relação com a educação física;
- Discutir a presença das atividades
circenses na formação/aulas de educação física;
- Debater os principais
pressupostos históricos das artes do circo e sua relação com a educação física;
- Expor alguns dos princípios
pedagógicos próprios do processo de ensino-aprendizagem das atividades
circenses;
- Fomentar a reflexão sobre as atividades
circenses como uma prática expressiva, comunicativa, artística e estética.
METODOLOGIA
APLICADA:
- Aulas
expositivas – dialogadas;
- Leitura
e Interpretação de textos;
- Atividades
e discussões individuais e em grupo;
- Pesquisa
nos locais de prática.
- Aulas
Práticas.
- Recursos:
Data show, Computador, Quadra, sala de ginástica.
PROCESSO
DE AVALIAÇÃO:
- Avaliação continuada;
- Pesquisa bibliográfica e em
duplas sobre uma modalidade
- Apresentação de Seminário
- Construção de portifólio de
atividades de aventura na escola
- Apresentação de plano de aula de
atividades de aventura
Bibliografia Básica:
•
BORTOLETO,
M.A.C.; Introdução a Pedagogia das Atividades Circenses – 1.ed.–
Jundiaí,SP: Fountoura, 2008
•
BORTOLETO,
M.A.C.; Introdução a Pedagogia das Atividades Circenses – Volume II;
1.ed.– Jundiaí,SP: Fountoura, 2010
•
SANTOS, C.C.G.; BELLUCI, K.; FAJTLOWICZ, R.; BECHARA,
T.S. A linguagem corporal circense: interfaces com a educação e a atividade
física. São Paulo: Phorte, 2012
Bibliografia
Complementar:
- BORTOLETO, M.A.C.; PINHEIRO, P.H.G.G.;PRODÓCIMO,
E. Jogando com o circo.
Varzea Paulista, SP: Fountoura, 2011
- DUPRAT,
R. M., PÉREZ GALLARDO, J. P. Artes circenses no âmbito escolar. Ed.
Unijuí, 2010.
- MALLET, R. D., BORTOLETO, M. A.
C., Educação Física Escolar: Pedagogia e Didática das Atividades
Circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28,p. 171-189,
2007.
- SILVA, E. Saberes circenses:
ensino/aprendizagem em movimento e transformações. (In) SILVEIRA, J.F.B.;
HECKTHEUER, L.F.A.; SILVA, M.R.S. (Org) Circo, lazer e esporte :
políticas públicas em jogo. Rio Grande : Universidade Federal do Rio Grande, 2011.
- SILVA,
C.L. Vivência de
atividades circenses junto a estudantes de educação física: reflexões
sobre educação física no ensino médio e tempo livre. Licere, Belo
Horizonte, v.12, n.2, jun./2009
Sites
de interesse:
http://www.circonteudo.com.br
Cotia, 01 de Agosto de 2016
Cronograma de Aulas
Aula
|
T / P
|
Data
|
Conteúdo /
Atividades
|
1.
|
T/P
|
03/08
|
Apresentação do professor e do programa- formas de
trabalho, critérios e formas de avaliação, objetivos e conteúdo a ser
desenvolvido.
|
2.
|
T/P
|
10/08
|
Introdução à história do Circo
|
3.
|
T/P
|
17/08
|
O
corpo como mediador das Artes do Circo e a Educação Física
|
4.
|
T/P
|
31/08
|
As
especificidades pedagógicas das atividades circenses nos distintos espaços
formativos (escola, universidade, academias, clubes, escolas de circo)
|
5.
|
T/P
|
07/09
|
FERIADO
|
6.
|
T/P
|
14/09
|
Apresentação de Seminário
|
7.
|
T/P
|
21/09
|
Apresentação de Seminário
|
8.
|
T/P
|
28/09
|
Distintos
objetivos da prática circense: social, lazer, profissional, educativo e
terapêutico
|
9.
|
T/P
|
05/10
|
Diferentes
espaços circenses (lona, rua, teatro, etc.) e suas implicações pedagógicas e
estéticas
|
10.
|
T/P
|
12/10
|
Nível
de prática (vivência, prática e treinamento) versus objetivo pedagógico
|
11.
|
T/P
|
19/10
|
Princípios
elementares de pedagogia das atividades circenses nos cinco grupos de
práticas: acrobáticas, de manipulação de objetos, de equilíbrio, aéreos, de
interpretação-palhaço
|
12.
|
T/P
|
26/10
|
Atividades circenses para pessoas com
deficiência
|
13.
|
T/P
|
02/11
|
Aspectos
fundamentais de segurança nas atividades circenses
|
14.
|
T/P
|
09/11
|
Jogos circenses como recurso pedagógico.
|
15.
|
T/P
|
16/11
|
Apresentação dos planos de aula
|
16.
|
T/P
|
23/11
|
Apresentação dos planos de aula
|
17.
|
T/P
|
30/11
|
Apresentação dos planos de aula
|
18.
|
T/P
|
07/12
|
Avaliação Oficial
|
19.
|
T/P
|
14/12
|
Provas Substitutivas, vistas de provas e
plantão de dúvidas
|
20.
|
T/P
|
21/12
|
EXAMES OFICAIS
|
ATIVIDADES
ACADÊMICAS E COMPLEMENTARES
- SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
- Dia ? 10hs ás 12hs
– Palestra e oficina com o tema: Construção de materiais para atividades circenses
na escola.
Assinatura do(a) Professor(a):
_______________________________________________
Assinatura do(a) Coordenador(a):
____________________________________________