ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES
EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA)
I
- CAPA
NA CAPA DEVE CONSTAR:
- Nome da Unidade Escolar
com DRE;
- Nome do professor
responsável pela elaboração e execução do projeto;
- Nome do projeto – neste
item deve-se indicar se o projeto é esportivo ou de área.
- Cidade, mês e ano da
elaboração do projeto.
II
- CONTRA CAPA
- A CONTRA CAPA DEVE CONSTAR
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
- Nome completo do Professor
Responsável pela elaboração e execução do projeto;
Contatos (telefone e
e-mail);
- Nome do Coordenador do
projeto (coordenador pedagógico ou membro do Comitê
pedagógico da Unidade de
Ensino que será responsável pelo acompanhamento e
avaliação do projeto ao
final do ano letivo);
Contatos (telefone e
e-mail);
- Nome do Diretor da Unidade
de Ensino;
Contatos (telefone e
e-mail).
III
- SUMÁRIO
Itens do projeto com as suas
respectivas páginas.
IV
– APRESENTAÇÃO
De forma resumida deve-se
apresentar como surgiu à intenção de implantar o projeto na Unidade Escolar e
que importância teria o mesmo para a complementação educacional dos alunos que
irão participar. Elaborar uma síntese do que está sendo proposto; falar sobre o
Eixo Estruturante; local onde será executado o projeto.
V
– JUSTIFICATIVA
Motivos que levaram a
implantação do projeto na Unidade Escolar. De forma resumida apresentar a
descrição da realidade sócio esportiva que será trabalhada pelo projeto;
identificação desta realidade com a área geográfica e o público-alvo; problemas
e oportunidades que são considerados prioritários, indicação do referencial
teórico que será abordado nos campos “Metodologia” e “Avaliação” etc.
VI
– OBJETIVOS
GERAL
O objetivo geral é a missão
do projeto. Deve estar diretamente relacionado à linha de atuação e demonstrar
o resultado que se pretende alcançar com a sua realização.
ESPECÍFICOS
Devem ser indicadores de
resultados parciais, obtidos através das diferentes ações estabelecidas na
metodologia do projeto, os quais se complementam dando dimensão e consistência
ao objetivo geral. As ações a serem
desenvolvidas na obtenção dos objetivos específicos, respondem a
questionamentos como: quais são os aspectos a serem trabalhados que
contribuirão para avanços no projeto? Quais as mudanças que se espera? De
quanto será esta mudança? Quando se espera que ocorram? Esses objetivos
referem-se às etapas intermediárias que deverão ser cumpridas ao longo da
execução do projeto e devem estar vinculados ao objetivo geral, contribuindo
para que ele seja atingido.
VII
- PÚBLICO-ALVO Caracterizar quem são as pessoas (alunos) ou
os grupos de pessoas que serão mobilizadas, que participarão das atividades,
mais especificamente aquelas que estarão envolvidas diretamente no contexto do
objetivo geral.
VIII
– METAS As metas diferem
dos objetivos específicos por serem quantificáveis. Elas são concretas e
expressam quantitativamente e qualitativamente os objetivos. Participação em
eventos internos e externos observando a melhoria nas classificações da equipe
ou do aluno-atleta nos eventos pode ser elencada. Como exemplo pode-se citar:
aquisição de 02 (duas) traves de basquetebol; participação em no mínimo 02
(dois) eventos esportivos; etc.
IX
– CRONOGRAMA
ETAPAS DE EXECUÇÃO DO PROJETO
Deve discriminar todas as
etapas de desenvolvimento do projeto tais como: divulgação; inscrição;
participação nos eventos ou culminância (para projeto de área); avaliação do
projeto; etc.
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
Mês 01
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Mês 02
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Mês 03
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Mês 04
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Mês 05
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Mês 06
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Mês 07
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Mês 08
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Mês 09
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Mês 10
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Mês 11
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Mês 12
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1º semana
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2ª semana
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3ª semana
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4ª semana
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Eventos
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Recursos
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Materiais
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X
– PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Todo o processo de execução,
turno que será ofertado, duração da aula, como serão ministradas às aulas,
estratégias que utilizará, enfim todo o desenvolvimento metodológico que você
professor irá utilizar para executar seu projeto. Qual o método que será utilizado,
e por quê?
XI
– AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
Como os alunos e projeto
serão avaliados e por quem? São informações objetivas que permitem medir o
avanço do projeto e os resultados alcançados. No processo de avaliação a
instituição deve apresentar indicadores pertinentes para o bom acompanhamento
do projeto, que podem ser qualitativos, quantitativos, de processo ou de
resultado. Os Indicadores de Processo apontam se as ações do projeto estão
acontecendo da forma planejada e são mensurados durante a sua implementação. Os
Indicadores de Resultado demonstram os efeitos ou transformações provocados
pelo projeto. Devem ser mensurados a partir da fase intermediária, fornecendo
informações sobre os resultados parciais, e, ao final do projeto, apontando os
resultados finais alcançados.
XII
- ANEXOS
QUADRO DE HORÁRIOS DAS AULAS DA TURMADO REFERIDO
PROJETO
RELAÇÃO DAS TURMAS EM QUE O PROJETO SERÁ APLICADO – COM
NOME DE CADA UM DOS ALUNOS INCLUINDO TURMA E SÉRIE DE CADA UM.
QUADRO DISCRIMINATIVO DOS LOCAIS DAS AULAS E
HORÁRIO.
Observações Gerais:
1 - O projeto deve ser
sucinto, como não é um projeto científico, deve-se resumir todas as partes
elencadas (Introdução, Justificativa, Objetivos, Metas...);
2 – Os projetos esportivos
em modalidades coletivas deverão ser apresentados de forma individualizada, ou
seja, para cada modalidade, categoria e gênero, deve-se apresentar um projeto;
3 – Deve-se tomar cuidado
para não apresentar projetos repetidos, isso acontece quando se trata do mesmo
professor que elabora projetos da mesma modalidade, porém possui mais de uma
categoria e gêneros. Neste caso deve-se analisar que objetivos e metas devem
ser diferenciadas por se tratar de faixas etárias e gêneros diferentes;
4 – O professor, ao elaborar
o projeto, não deve esquecer que todos os itens do projeto são obrigatórios e
imprescindíveis para sua aprovação;
5 – É necessário observar
ainda o que dispõe a portaria nº 2.910/2013 quanto aos quantitativos de alunos
mínimos, carga horária, horário, conhecimento específico do professor sobre a
modalidade esportiva objeto da elaboração do projeto, visto que esta deverá ser
comprovada via cadastramento a partir de 2014;
6 – Deve-se observar também
que os projetos, como regra, só poderão ser desenvolvidos em turnos de
funcionamento da Unidade de Ensino;
7 – Não serão aprovados
projetos em que o público alvo são todos os alunos da Unidade de Ensino em uma
única turma. Os projetos deverão ter
público alvo delimitado por turma de projeto para facilitar a execução e
avaliação do mesmo;
8 – Os projetos deverão ser
cadastrados no SIGA e encaminhados pela Unidade de Ensino de forma impressa
como anexo(s) de ofício ao Departamento de Educação Física, por meio das
Diretorias de Educação à qual estão vinculadas;
9 – Os projetos que não
receberem parecer favorável do Departamento de Educação Física para sua
execução, terão sua carga horária considerada como ociosa.
Por Jonas Alfredo da Silva Santos