Planejamento (Cronograma Faculdade Mario Schenberg) Educação Física 6 Semestre

Plano de Ensino
2º Semestre  -  2016
Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA___________   Semestre: __6____ Turno: _NOTURNO
Disciplina:  Atividades Circenses
C/H Semanal Teórica e Prática:  4 C/H Semestral Teórica e Prática: 40
Profº Responsável: Prof. Jonas Alfredo da Silva Santos
EMENTA: Estudo das atividades circenses e sua história. Atualidades, solo, malabarismo e aéreo, pedagogia das atividades circenses e sua aplicação nas aulas de educação física escolar. Conhecimento do circo enquanto cultura. Classificação do circo tradicional, moderno e contemporâneo. Palhaço e Clow e sua atuação nos mais diversos ambientes. Atividades circenses inclusivas com manipulação e equilíbrio. Estudo e aplicação das atividades circenses nos diferentes âmbitos (educativo, recreativo, social, artístico).

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aspectos Pedagógicos:

  • História do circo e das atividades circenses
  • Atividades circenses acrobáticas
  • Atividades circenses de manipulação de objetos
  • Atividades circenses aéreas
  • Atividades circenses de equilíbrio
  • Atividades circenses de palhaço e interpretação
  • Segurança das atividades circenses


Prática como componente curricular:
Formação de grupos para elaboração e a aplicação de aulas práticas de cada fundamento básico para séries do ensino fundamental.

Aprofundamento:
- Organização e aplicação dos conceitos de atividades circenses.

Prática como componente curricular: Formação de grupos para elaboração e aplicação de atividades dirigidas voltadas a um programa de educação física escolar.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS A PARTIR DO CONTEÚDO MINISTRADO:
  • Apresentar os fundamentos para o desenvolvimento das atividades circenses como conteúdo da educação física escolar;
  • Discutir o processo sócio-histórico do circo e sua relação com a educação física;
  • Discutir a presença das atividades circenses na formação/aulas de educação física;
  • Debater os principais pressupostos históricos das artes do circo e sua relação com a educação física;
  • Expor alguns dos princípios pedagógicos próprios do processo de ensino-aprendizagem das atividades circenses;
  • Fomentar a reflexão sobre as atividades circenses como uma prática expressiva, comunicativa, artística e estética.

METODOLOGIA APLICADA:
  • Aulas expositivas – dialogadas;
  • Leitura e Interpretação de textos;
  • Atividades e discussões individuais e em grupo;
  • Pesquisa nos locais de prática.
  • Aulas Práticas.
  • Recursos: Data show, Computador, Quadra, sala de ginástica.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO:
  • Avaliação continuada;
  • Pesquisa bibliográfica e em duplas sobre uma modalidade
  • Apresentação de Seminário
  • Construção de portifólio de atividades de aventura na escola
  • Apresentação de plano de aula de atividades de aventura

Bibliografia Básica:
      BORTOLETO, M.A.C.; Introdução a Pedagogia das Atividades Circenses – 1.ed.– Jundiaí,SP: Fountoura, 2008
      BORTOLETO, M.A.C.; Introdução a Pedagogia das Atividades Circenses – Volume II; 1.ed.– Jundiaí,SP: Fountoura, 2010
      SANTOS, C.C.G.; BELLUCI, K.; FAJTLOWICZ, R.; BECHARA, T.S. A linguagem corporal circense: interfaces com a educação e a atividade física. São Paulo: Phorte, 2012

Bibliografia Complementar:
  • BORTOLETO, M.A.C.; PINHEIRO, P.H.G.G.;PRODÓCIMO, E. Jogando com o circo.  Varzea Paulista, SP: Fountoura, 2011
  • DUPRAT, R. M., PÉREZ GALLARDO, J. P. Artes circenses no âmbito escolar. Ed. Unijuí, 2010.
  • MALLET, R. D., BORTOLETO, M. A. C., Educação Física Escolar: Pedagogia e Didática das Atividades Circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28,p. 171-189, 2007.
  • SILVA, E. Saberes circenses: ensino/aprendizagem em movimento e transformações. (In) SILVEIRA, J.F.B.; HECKTHEUER, L.F.A.; SILVA, M.R.S. (Org) Circo, lazer e esporte : políticas públicas em jogo. Rio Grande : Universidade Federal  do Rio Grande, 2011.
  • SILVA, C.L. Vivência de atividades circenses junto a estudantes de educação física: reflexões sobre educação física no ensino médio e tempo livre. Licere, Belo Horizonte, v.12, n.2, jun./2009


Sites de interesse:
http://www.circonteudo.com.br

Cotia, 01 de Agosto de 2016   

Cronograma de Aulas 

Aula
T  /  P
Data
Conteúdo   /  Atividades
1.      
T/P
03/08
Apresentação do professor e do programa- formas de trabalho, critérios e formas de avaliação, objetivos e conteúdo a ser desenvolvido.
2.      
T/P
10/08
Introdução à história do Circo
3.      
T/P
17/08
O corpo como mediador das Artes do Circo e a Educação Física
4.      
T/P
31/08
As especificidades pedagógicas das atividades circenses nos distintos espaços formativos (escola, universidade, academias, clubes, escolas de circo)

5.      
T/P
07/09
FERIADO
6.      
T/P
14/09
Apresentação de Seminário
7.      
T/P
21/09
Apresentação de Seminário
8.      
T/P
28/09
Distintos objetivos da prática circense: social, lazer, profissional, educativo e terapêutico
9.      
T/P
05/10
Diferentes espaços circenses (lona, rua, teatro, etc.) e suas implicações pedagógicas e estéticas
10.   
T/P
12/10
Nível de prática (vivência, prática e treinamento) versus objetivo pedagógico
11.   
T/P
19/10
Princípios elementares de pedagogia das atividades circenses nos cinco grupos de práticas: acrobáticas, de manipulação de objetos, de equilíbrio, aéreos, de interpretação-palhaço

12.   
T/P
26/10
Atividades circenses para pessoas com deficiência
13.   
T/P
02/11
Aspectos fundamentais de segurança nas atividades circenses
14.   
T/P
09/11
Jogos circenses como recurso pedagógico.
15.   
T/P
16/11
Apresentação dos planos de aula
16.   
T/P
23/11
Apresentação dos planos de aula
17.   
T/P
30/11
Apresentação dos planos de aula
18.   
T/P
07/12
Avaliação Oficial
19.   
T/P
14/12
Provas Substitutivas, vistas de provas e plantão de dúvidas
20.   
T/P
21/12
EXAMES OFICAIS

ATIVIDADES ACADÊMICAS E COMPLEMENTARES
  • SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Dia ? 10hs ás 12hs – Palestra e oficina com o tema: Construção de materiais para atividades circenses na escola.

Assinatura do(a) Professor(a): _______________________________________________


Assinatura do(a)  Coordenador(a): ____________________________________________

Parceiro

Parceiro

Parceiro

Parceiro

Convenio

Convenio