Aula de Esportes Radicais Faculdade Mario Schenberg professor Jonas Alfredo

Plano de Ensino
2º Semestre  -  2016
Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA                       Semestre: 6      Turno: NOTURNO
Disciplina:  Esportes radicais, de aventura e de ação
C/H Semanal Teórica e Prática:  4 C/H Semestral Teórica e Prática: 40
Profº Responsável: Prof. Me. Jonas Alfredo da Silva Santos  CREF:066032-G/SP

EMENTA: Oferecer aos alunos repertórios diferenciados para atuarem com modalidades como Atividades Urbanas Skate, Parkour, Escalada, Patins, Bike, ou de Aventuras na Natureza como Montanhismo, Surf, Mergulho, Corridas de Aventuras, Perigo e Risco, Desafio e medo nos enfrentamentos.
.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aspectos Pedagógicos:

  • História dos Esportes Radicais e Atividades de Aventura
  • Modalidades de terra, água e ar
  • Segurança nas atividades de aventura
  • Pedagogia da aventura
  • Desenvolvimento de aulas de atividades de Ação e Aventura
  • Desenvolvimento de eventos de esportes de Ação e Aventura
  • Atividades com cordas
  • Atividades com rodas
  • Atividades aquáticas
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade


Prática como componente curricular:
Formação de grupos para elaboração e a aplicação de aulas práticas de cada fundamento básico para séries do ensino fundamental.

Aprofundamento:
- Organização e aplicação dos conceitos de atividades de aventura.

Prática como componente curricular: Formação de grupos para elaboração e aplicação de atividades dirigidas voltadas a um programa de educação física escolar.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS A PARTIR DO CONTEÚDO MINISTRADO:
·         Estabelecer conceitos de Atividades de Aventura, radicais e de ação.
·         Compreender as diferenças entre as modalidades de atividades de aventura e a segurança para uma prática segura.
·         Analisar as atividades de aventura e sua relação com a escola.
·         Estabelecer vínculos entre as atividades apresentadas e o cotidiano nas comunidades.
·         Elaborar planos de aulas com atividades alternativas na Educação Física Escolar.
·         Elaborar programas ambientalmente corretos e sustentáveis através das atividades de aventura.
·         Organizar e aplicar os conteúdos de atividades de aventura a um programa de Educação Física escolar;
·         Estabelecer vínculos do conteúdo das atividades de aventura com as demais disciplinas escolares de maneira interdisciplinar;

METODOLOGIA APLICADA:
  • Aulas expositivas – dialogadas;
  • Leitura e Interpretação de textos;
  • Atividades e discussões individuais e em grupo;
  • Pesquisa nos locais de prática.
  • Aulas Práticas.
  • Recursos: Data show, Computador, Quadra, sala de ginástica.


PROCESSO DE AVALIAÇÃO:
  • Avaliação continuada;
  • Pesquisa bibliográfica e em duplas sobre uma modalidade
  • Apresentação de Seminário
  • Construção de portifólio de atividades de aventura na escola
  • Apresentação de plano de aula de atividades de aventura

Bibliografia Básica:
  • ARMBRUST,I;PEREIRA W.D. Pedagogia da Aventura. Fontoura, (2010)
  • LE BRETON, D. Condutas de risco: dos jogos de morte ao jogo de viver. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Campinas: Autores Associados, (2009)
  • UVINHA, R.R. Juventude, lazer e esportes radicais. São Paulo: Manole. (2001)

Bibliografia Complementar:
  • ARMBRUST, I. (2007). Os esportes de aventura na universidade. Revista Brasileira de Ciências do Movimento, v15, n4, p129
  • ARMBRUST, I.;LAURO, F. A. A. (2010). O skate e suas possibilidades educacionais. Motriz : Revista de Educação Física, v. 3, p. 799-807
  • AURICCHIO, J.R. (2012). Técnicas Verticais: Conceituação, utilizações e segurança; in SCHWARTZ, G. M. et All. Tecnologias e Atividades de Aventura. São Paulo: Lexia
  • AURICCHIO, J. R. Escalada na Educação Física Escolar: Orientação adequada para a prática segura. Revista Digital EF Deportes, Buenos Aires,Dezembro 2009
  • AURICCHIO, J R. MARCELLINO, N C. Atividades de Aventura como jogo, na escola. Anais do 23° ENAREL 2011.

Sites de interesse:
http://www.webventure.com.br

Cotia, 01 de Agosto de 2015    

Cronograma de Aulas 

Aula
T  /  P
Data
Conteúdo   /  Atividades
1.      
T/P
05/08
Apresentação do professor e do programa- formas de trabalho, critérios e formas de avaliação, objetivos e conteúdo a ser desenvolvido.
2.      
T/P
12/08
História dos esportes radicais e atividades de aventura( Teórica)
Segurança nas atividades de aventura (Teórico)
3.      
T/P
19/08
Divisão das duplas e sorteio dos temas da pesquisa e seminário. (Teórica)
Parkour e Slack line (Prática)
4.      
T/P
26/08
Pedagogia da aventura (introdução e planejamento para as aulas de educação física escolar) (Teórico/Prática)
5.      
T/P
02/09
SEMANA ACADEMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
6.      
T/P
09/09
Apresentação de Seminário
7.      
T/P
16/09
Apresentação de Seminário
8.      
T/P
23/09
Atividades com rodas (skate, patins, waveboard, carveboard, carrinho de rolimã e bicicleta). (Teórico/Prática)
9.      
T/P
30/09
Atividades com cordas (rapel, escalada, arvorismo, tirolesa). (Teórico/Prática)
10.   
T/P
07/10
Meio Ambiente e Sustentabilidade (Teórica) Texto Mirleide Bahia
11.   
T/P
14/10
Enduro a pé / Corrida de Aventura (Teórico/Prática)
12.   
T/P
21/10
Atividade de Aventura Adaptada
13.   
T/P
28/10
Atividades aquáticas ( surf, stand up paddle, mergulho). (Teórico/Prática)
14.   
T/P
04/11
Jogos com atividades de aventura para o ambiente escolar (Teórico/prática)
15.   
T/P
11/11
Apresentação dos planos de aula
16.   
T/P
18/11
Apresentação dos planos de aula
17.   
T/P
25/11
Apresentação dos planos de aula
18.   
T/P
02/12
Avaliação Oficial
19.   
T/P
09/12
Provas Substitutivas, vistas de provas e plantão de dúvidas
20.   
T/P
16/12
EXAMES OFICAIS
ATIVIDADES ACADÊMICAS E COMPLEMENTARES
  • SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Dia 26 de Setembro 08hs ás 10hs – Palestra e oficina com o tema: Hi Line /Slack line.
Assinatura do(a) Professor(a): _______________________________________________


Assinatura do(a)  Coordenador(a): ____________________________________________

Parceiro

Parceiro

Parceiro

Parceiro

Convenio

Convenio