Aula Para autistas


Professores: Não tenha medo do diferente pois você é a grande diferença na vida deles!



Com a elaboração deste trabalho, pretendeu-se obter indicadores de execução em alunos autistas, através da prática das técnicas alternadas do nado. Para tal foi implementado um 
plano de intervenção específico de natação, composto por quatro mesociclos. Afirmamos quatro pressupostos: O processo de aprendizagem da natação traduz-se numa disciplina passível de ser ensinada e assimilada por indivíduos com autismo; A nataçãoajuda a aprender a respirar, desenvolver o respeito pelos limites, desenvolvimento da lateralidade e coordenação de movimento conjunto de grupos musculares, mas também é um agente facilitador no processo de socialização na criança autista; As crianças autistas são capazes de executar acções motoras intencionais estabelecendo a propulsão na água, através das técnicas alternadas da natação, provocando o nado; O efeito na melhoria do humor e na motivação em autistas é altamente significativo, na disciplina de natação, pelo ambiente facilitador e harmonioso que oferece. A amostra foi constituída por nove crianças autistas de sexo masculino. sendo pertenciam à área geográfica de São Paulo. Os dados foram obtidos em ambiente real de ensino, através de seis momentos de observação directa onde foram preenchidas as folhas de observação (diagnostica; final de cada mesociclo e final do macrociclo) com o intuito de melhor acompanhar a evolução do processo ensino-aprendizagem. Os principais resultados e conclusões encontradas, resultaram da apreciação das percentagens do sucesso dos conteúdos. Podemos constatar que as crianças Autistas realizam aprendizagem.

Em estudos realizados por mim anteriormente, e reforçada através de pesquisa bibliográfica e acompanhamento médico pediátrico e neuro, as fazes de desenvolvimento cognitivo e motor devem ser respeitadas e estimuladas gradativamente de acordo com cada individuo.

Aluno em questão:
Foram realizadas 04 aulas inicialmente para adaptação ao ambiente acadêmico.
1ª Aula entrada na academia e observação;
  Resultados: O mesmo se sentiu ameaçado e desconfortável se mantendo no ambiente por cerca de 15 minutos, não indo até o ambiente aquático.
Feedback: conversa com o mesmo.

2ª Aula: Ir até o ambiente Aquatico
Resultado: O mesmo desceu até o ambiente aquático, porem se sentiu ainda mais ameaçado e desconfortável no qual o ambiente o assustou um pouco.
Feedbak: Jogos e brincadeiras lúdicas
Neste segundo encontro o mesmo permaneceu na academia por pouco mais de 30 minutos.

3ª Aula: Adentrar parcialmente no meio liquido
Resultado: O mesmo chegou até o ambiente aquático, levou cerca de 28 minutos para colocar os pés dentro da água com instimulos dos pais e professor no qual ficamos brincando durante mais 20 minutos até que o mesmo se acostuma-se com o ambiente.

4ª Aula: Adentrar completamente no meio liquido  
Resultado: O mesmo se demonstrou resistente aos estímulos iniciais de medo e desconforto, porem com estímulos positivos dos pais e professor o mesmo entro completamente na água abraçado com o professor no qual realizamos diversas brincadeiras e demonstramos que o mesmo tem total autonomia sobre seu corpo.

5ª Aula: Objetivo gerar autonomia.

Realizamos diversos estímulos para que o mesmo consegui-se se deslocar com os pés no chão sem o auxilio do professor.
Sucesso total. 

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